logo-ge

Alunos reclamam de pouco tempo para fazer vestibular da Unicamp, que teve recorde de inscritos

Para os candidatos, o relógio foi o principal obstáculo da prova. Exame trouxe 12 questões discursivas e uma redação

por Morena Madureira

Sob o tema “gerações”, a Unicamp realizou neste domingo, dia 15, a primeira fase do vestibular 2010. A prova contou com 12 questões discursivas nas disciplinas geografia, história, física, química, matemática e biologia e uma redação que representava 50% da pontuação do exame.

“Todo o ano, a Unicamp cria para cada matéria questões dentro do tema geral. Às vezes fica difícil relacionar o conteúdo com o assunto, mas desta vez eles fizeram isso muito bem”, opina Luis Ricardo Arruda de Andrade, coordenador do Curso Anglo. Para ele, o nível de dificuldade da prova foi médio, de acordo com o esperado para uma primeira fase de vestibular. “Também foi acertada a decisão de enxugar a coletânea de textos que os candidatos precisam ler para fazer a redação. Assim, ficou mais fácil de se fazer a identificação com o tema”, relata o coordenador.

Entre os candidatos, a maior dificuldade foi saber administrar o tempo. Marcos Vinícius Vinci Nascimento, 17 anos, começou a prova pela redação. “Infelizmente demorei muito para fazê-la e acabou sobrando pouco tempo para as questões”. A saída foi resolver as que tinha certeza e, no fim das contas, sete itens ficaram em branco. “Espero ter tido um desempenho mediano, pois meu curso não exige tanto”, torce o candidato a uma vaga em Estatística, que achou as perguntas de biologia as mais complicadas.

Flávia Bassi Lazaretti, 19 anos, também teve problemas para lidar com o relógio. “Acredito ter ido bem nas questões, só que infelizmente o tempo não foi suficiente para passar toda a minha redação a limpo, o que pode me prejudicar muito”, desabafa a estudante que está prestando Música Popular e achou a prova deste ano mais difícil do que a de 2008. “Tivemos o mesmo tempo de duração para questões um pouco mais trabalhosas e uma redação bastante abstrata”, diz a estudante.

Para o candidato de Medicina César Pacheco, de 18 anos, a chave para ir bem estava em ler com calma os enunciados. “ Algumas respostas estavam dadas nos enunciados, era preciso ler com atenção para tirar o máximo deles. Consegui fazer todas as questões e achei as de física as mais tranquilas”. Ao contrário de Marcos Vínícius, César começou pelas 12 perguntas e em seguida foi para a redação, que acabou tendo pouco tempo para ser feita. Apesar disso, o estudante está confiante em passar para a segunda fase, que acontece de 10 a 13 de janeiro.

RECORDE
Neste ano a Unicamp bateu o recorde de inscritos. O número de candidatos subiu 12,5% em relação ao ano passado e chegou a 55.475 estudantes, que concorrem às 3.444 vagas em um dos 66 cursos que a universidade oferece. Desses, quase 2.955 não fizeram a prova (5,33% do total), índice de abstenção um pouco maior do que o da primeira fase de 2008, que foi de 4,57%.

Agora resta esperar pela avaliação da primeira fase do vestibular. Primeiro, quem obtiver nota zero na redação ou no total das 12 questões dissertativas será eliminado. Em seguida, as provas serão classificadas em ordem decrescente, de acordo com a pontuação obtida nas questões. Os melhores colocados até um número oito vezes maior do que a quantidade de vagas oferecidas terão as redações corrigidas. Os demais precisarão ter feito mais do que 24 pontos para terem seus textos avaliados, até que este número chegue ao limite de 12 vezes maior do que as vagas disponíveis.

NO TWITTER

O GUIA perguntou no Twitter o que os vestibulandos acharam da prova. Para @LesyDuarte, exatas, biologia e humanas estavam fáceis e a prova poderia ter sido bem pior. @KarinaSakata achou a prova "superlegal", mas disse que fez uma redação narrativa sem nexo sobre os mais velhos. Já @nathy_bells achou que a prova não estava difícil, mas muito cansativa.

– Leia mais notícias sobre o Vestibular

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s