logo-ge

Em SP, 24% dos estudantes deixam faculdade particular antes de terminar

Para diretores de universidades, estudantes de baixa renda, com dificuldades financeiras e formação deficiente, elevam taxa de evasão

da redação

– Administração, Direito e Pedagogia têm maior número de estudantes

Na Região Metropolitana de São Paulo, 24% dos estudantes que se matriculam em universidades particulares abandonam o curso antes da formatura. O número é de 2008 e foi divulgado na última terça-feira (18) pelo Semesp, entidade que reúne faculdades privadas no estado de São Paulo.

Segundo o Semesp, a taxa de evasão nas faculdades pagas é quase o dobro que nas privadas, que teria 13% de desistências. O órgão relaciona o dado ao aumento da presença de alunos de baixa renda nas matrículas.

Além da dificuldade financeira, esses estudantes teriam problemas para acompanhar os cursos, já que trariam deficiências de aprendizado do ensino básico. "Mesmo com os programas de financiamento estudantil, falta uma política para manter esse aluno de baixa renda na universidade", diz Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp.

RECORDE
A taxa de evasão verificada em 2008 é a maior desde que o levantamento começou a ser feito, em 2000. Na época, 60 mil dos estudantes que começavam o curso deixavam. Em 2008, o número de desistentes chegou a 168 mil.

A região metropolitana de São Paulo, que inclui a capital paulista e municípios vizinhos, tem taxa de evasão superior à média estado paulista – 21% de desistências. O índice de evasão leva em conta alunos que trancaram o curso, abandonaram ou trocaram de faculdade.

LEIA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem

 

Leia mais:
Estudantes fazem simuladão ‘de olho’ no Prouni
Faculdade de graça em São Bernardo
Estudante sai de SP por falta de vaga, diz MEC
Fies, empréstimo para pagar mensalidades

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s