logo-ge

Melhores do Provão terão bolsa para fazer pós

MEC financiará continuação de estudos para formados em 2007 e 2008 que tiraram maiores notas no Enade

da redação

Recém-formados que tiraram as maiores notas do país nas duas penúltimas edições do Enade, o antigo Provão, terão bolsas de estudo para fazer pós-graduação. A novidade foi anunciada na última terça-feira (27) em portaria do MEC (Ministério da Educação) no Diário Oficial.

Será uma espécie de “Prouni”, o programa de bolsas do governo federal para a graduação, para os estudantes de pós. Os interessados procuram as universidades em que desejam fazer o curso, participam normalmente do processo seletivo e, caso aprovados, pedem a bolsa ao Inep – braço do MEC responsável pelo Enade.

– Prouni dará bolsa para estudar na Espanha

As regras do jogo ainda estão por definir. A pasta ainda deverá anunciar o número de bolsas concedidas e as instituições participantes. Já se sabe, no entanto, que só poderão ser escolhidos programas de pós-graduação com nota superior a 3 na avaliação da Capes, fiscalizadora desses cursos.

O Enade é aplicado desde 2004 e traz as mesmas provas para alunos dos primeiros e dos últimos anos de cursos superiores. O objetivo é medir quanto os estudantes aprenderam durante o tempo em que estiveram nas faculdades.

Na mira do MEC estão as faculdades, e não os estudantes. Os alunos são obrigados a participar (sob a pena de não receber o diploma quando formados), mas não há exigência de nota mínima. Em protesto, muitos estudantes devolvem os cadernos de questão em branco. Com as bolsas, o MEC pretende driblar o boicote à avaliação.

Em 2007, foram avaliados os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia

Na edição 2008, os cursos avaliados foram: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Neste ano, 4,5 mil cursos devem ser avaliados – os mesmos de 2007 – que reúnem 450 mil estudantes. Também serão avaliados, pela primeira vez, os cursos tecnológicos de Agronegócios, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental.

LEIA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s