logo-ge

Número de inscritos no Sisu já chega a 1,05 milhão e supera o total do primeiro dia de 2013

Inscrições foram abertas na madrugada desta segunda (6) e vão até o próximo dia 10

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), que entrou no ar na madrugada desta segunda-feira (6), registrou, até as 18h30, um total de 1.058.715 de inscritos. Em 2013, foram 593.453 ao final do primeiro dia. As inscrições vão até o dia 10 de janeiro.

Por enquanto, Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, com 150.405. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 121.162, São Paulo, com 82.253, Ceará, com 76.179, e Bahia, com 69.246.

– Faça sua inscrição no Sisu

– Edital do Sisu 1º/2014 (download)

– Tutorial de como se inscrever passo a passo

– Consulte lista de instituições que participam do Sisu 1º/2014

Nesta primeira edição de 2014, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. Os estudantes são selecionados com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Só pode se inscrever quem não zerou a prova de redação.

Cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Segundo o MEC, as primeiras notas devem estar disponíveis por volta das 2h da manhã desta terça (7).

Veja o total de inscritos por Unidade Federativa:

Fonte: MEC

Cotas

Esta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem 44% das vagas destinadas a ações afirmativas. Das 171 mil vagas ofertadas pelo programa, 37,4% são destinadas à Lei Federal de Cotas. Além disso, 6,5% são para ações afirmativas próprias das instituições. A lei prevê que, este ano, pelo menos 25% das vagas sejam preenchidas por estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Em 2016, o percentual deve ser de 50%. Dados do Ministério da Educação mostram que 61 universidades e institutos federais que participam do Sisu já atingiram a meta prevista para 2016.

*Com informações da Agência Brasil e do MEC

 

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s