logo-ge

Para juiz, resolver conflitos escolares na Justiça não ?traz consequências boas?

Juiz vê risco de banalização de ações judiciais. Pais foram condenados a pagar R$ 8 mil por filho ter sido acusado de bullying na escola

da redação

O juiz Luiz Artur Rocha Hilário, de Minas Gerais, desaconselha o uso da Justiça para resolver conflitos escolares. Ele foi o responsável pela condenação à indenização de R$ 8 mil para aluna humilhada em colégio particular de Belo Horizonte.

– Pais de acusado de bullying terão de pagar indenização à vítima

“As conseqüências de trazer questão escolar à Justiça, envolvendo menores de idade, não são boas”, escreveu o juiz na mesma sentença.

“Em primeiro lugar, expõe os próprios adolescentes a situações constrangedoras e desnecessárias. Em segundo, pode ter o efeito apontado pelos pais do menor”, diz, em referência aos apelidos que o menino ganhou no colégio – “réu” e “processado”.

“Todos nós, quando crianças, chamamos ou fomos chamados por adjetivos pejorativos e depreciativos como ‘magrelo’, ‘narigudo’, ‘baleia’, ‘zézão’, ‘bobão’, ‘mongol’, ‘retardado’”, escreve o juiz, na sentença disponível para consulta pública. “Mas há um limite que, se ultrapassado, pode gerar situações [como esta]”.

– Grupo gay pede ajuda ao MEC
– Jornalzinho da USP incita alunos a jogar fezes em gays
– Teste: você sabe lidar com diferenças?

Para ele, é preciso ter cuidado para que casos como este não “estimulem [os pais a entrar com] ações por quaisquer discussões ou brigas de escola”.

Hilário pede cuidado não tornar “o ambiente escolar, tradicionalmente alegre, prazeroso e liberal, um rigoroso internato onde crianças e adolescentes devem pensar e ter a prudência de um adulto antes de brincar, ou mesmo brigar com seus colegas”.

VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s