logo-ge

Piauí: Assuntos regionais marcam prova da Federal

Vestibular 2010 acontece entre 13 e 16 de dezembro. Em 2011, o Enem substituirá o processo seletivo.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) substituirá seu vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2011. Mas quem faz o concurso neste ano ainda deve dar especial atenção aos conteúdos específicos de cada disciplina. Isso porque as provas exigem realmente o que é dado na sala de aula, alerta Karinny da Silva Rodrigues, professora de literatura do Cursinho Popular Evandro Lins e Silva, localizado no campus de Parnaíba da UFPI.

Entre 13 e 15 de dezembro são aplicadas três provas: cada uma referente a um dos anos do Ensino Médio e com testes sobre todas as disciplinas, além de língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol. No dia 16, os candidatos farão uma redação e provas de disciplinas associadas às carreiras a que concorrem.

Para ir bem na redação, estar atento às atualidades é imprescindível, aconselha Karinny. “O vestibular gosta de cobrar coisas do setor público. Teve ano em que o tema foram as cotas [raciais para ingresso na Universidade]”, exemplifica a professora.

Outra particularidade do vestibular da UFPI são as questões sobre assuntos regionais. “A gente tem disciplinas exclusivas só para estudar história e literatura do Piauí”, conta Karinny, lembrando que sempre há livros de autores piauienses na lista obrigatória. No vestibular 2010, por exemplo, foi incluído Terreiro de Fazenda, de Fontes Ibiapina.

– Veja como diferentes vestibulares usarão o Enem

– Leia mais notícias sobre vestibular

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s