logo-ge

Prazo de inscrição do Enem acaba nessa sexta. Veja algumas universidades que utilizam o exame em seus vestibulares

Universidades participam do Sisu ou utilizam o Enem como parte de seus processos seletivos

da redação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) terminam nessa sexta (9). Para quem quer cursar uma universidade em 2011, é melhor ficar atento com as instituições que utilizam o exame do governo federal de algum modo em seus sistemas de ingresso.

As universidades podem utilizar a prova do Enem em substituição ao processo seletivo, aderindo ao Sisu (Sistema de Seleção Unificado); para compor a nota final do vestibular; ou como 1ª fase do processo.

No primeiro semestre, 35 universidades públicas aderiram ao Sisu e escolheram seus alunos para preencher 16,5 mil se utilizando do Enem.

A prova do Enem 2010 acontece em 6 e 7 de novembro. Os estudantes devem se inscrever no site do Enem e pagar uma taxa de R$35. O aluno deve ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF) para poder se candidatar.

Veja algumas universidades que utilizam o Enem em seus vestibulares:

Universidade Federal de Lavras (Ufla)
A UFLA participa do Sisu para preencher 60% de suas vagas do vestibular 2011 e a totalidade das vagas no vestibular 2011 de meio de ano. Já os 40% das vagas restantes serão preenchidos pelo Processo de Avaliação Seriadas (PAS), quando os alunos são avaliados em três etapas, durante o ensino médio. A 3ª etapa, feita pelos alunos do 3º ano, consiste na prova do Enem.

 

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
A UFU utilizará o Enem como primeira fase de seu vestibular 2011, que compõe 30% da nota final. Os 70% restantes são compostos pela segunda fase, a cargo da instituição, que será em 16 e 17 de janeiro de 2011. As inscrições serão feitas no site da UFU, de 8 a 14 de outubro. A universidade oferecerá 1.546 vagas em 76 opções de cursos. A instituição ainda preencherá outras 312 em 12 opções de cursos se utilizando do Sisu.

 

Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF)
A UFJF também substituirá a primeira fase de seu vestibular 2011 pelo Enem. A segunda fase, feita pela universidade, será em 20 e 21 de dezembro. Todos farão essa etapa depois de terem feito o Enem, em novembro.

 

Depois que o MEC liberar o resultado, em 6 de janeiro de 2011, a universidade divulgará a lista de “convocados”, aqueles que terão a prova da segunda fase corrigida e continuam na disputa por uma das 10.822 vagas em 35 opções de cursos. A primeira fase tem caráter eliminatório e sua nota não terá peso na nota final do vestibular.

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
A UFES utilizará o Enem como primeira fase do vestibular 2011, para efeito de classificação para a segunda etapa, que terá questões discursivas e redação e acontece em 20 e 21 de dezembro.

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
Este ano a Univasf também adota o Enem como processo seletivo em fase única com o Sisu. Serão preenchidas 1380 vagas em 21 cursos em Pernambuco, Bahia e Piauí.

LEIA TAMBÉM
+ Notícias de vestibular
+ Notícias de Enem

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s