logo-ge

Se não souber, deixe em branco no vestibular da Estadual de Ponta Grossa. É melhor que chutar

Exame paranaense acontece neste fim de semana, 12 e 13 de dezembro. Leia conselhos para não se surpreender no exame!

"É uma prova que privilegia quem tem uma base muito forte do Ensino Médio", comenta Flávio Fonseca Lemos, professor de matemática do cursinho Elite, de Curitiba, sobre o vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As provas acontecem neste fim de semana: no sábado, 12 de dezembro, todos os candidatos fazem uma redação e respondem a sete questões de cada disciplina do Ensino Médio e de língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol. No domingo, 13 de dezembro, fazem a "prova vocacionada", com 45 questões de três disciplinas – relacionadas ao curso pretendido.

"Não é um vestibular interpretativo, ainda é o modelo antigo dos anos 90 e 80. Completamente diferente do Enem e da Federal do Paraná", afirma o professor Lemos. Com base nas provas de matemática, ele destaca que os enunciados da UEPG nunca contêm as respostas das questões e que os alunos devem estudar todos os temas para se sair bem no exame. "Caem muitos conhecimentos que outras universidades consideram decoreba", pontua Lemos.

CONSELHO
Uma peculiaridade do concurso da UEPG são as questões que apresentam uma série de frases e pedem a atribuição dos conceitos de "verdadeiro" e "falso" para cada uma delas. Nesses casos, Lemos aconselha a não chutar. "Se acertar várias frases, mas assinalar como verdadeira uma frase falsa, é anulada toda a questão", explica.

DADOS
A UEPG oferece 808 vagas – 731 no campus de Ponta Grossa, 30 no de São Mateus do Sul, 30 no de Jaguariaíva e 17 no de Castro, todos no Paraná. O curso mais concorrido é Direito noturno, com 18,962 candidatos por vaga, seguido por Engenharia Civil integral (18,588) e Odontologia integral (18,409). Os menos concorridos não chegam a ter um candidato por vaga: Matemática integral (0,867) e Ciências Contábeis noturno (0, 933).

– Guia de Profissões: Direito

– Guia de Profissões: Engenharia Civil

– Guia de Profissões: Odontologia

– Guia de Profissões: Matemática

– Guia de Profissões: Ciências Contábeis

Os livros obrigatórios para o vestibular da UEPG são: Luzia Homem, de Domingos Olimpio; Os Sertões, de Euclides da Cunha; Muitas Vozes, de Ferreira Gullar; Meninas da Noite, de Gilberto Dimenstein; Contos Fluminenses, de Machado de Assis.

– Saiba onde você fará a prova da UEPG

– Veja como diferentes vestibulares usarão o Enem

– Leia mais notícias sobre vestibular

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s