logo-ge

Sisu já contabiliza 1,5 milhão de inscrições

Até o momento, MEC registrou 1,5 milhão de inscrições no Sistema de Seleção Unificada; candidatos podem se inscrever até amanhã (20/01)

Apesar das dificuldades que centenas de estudantes estão enfrentando para conseguir realizar as inscrições no site do Sistema de Seleção Integrada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) informou que, até o começo da noite de hoje, o sistema havia recebido 1,5 milhão inscrições. De acordo com o MEC, o número se refere a 807 mil candidatos, superando os 793 mil inscritos na edição do primeiro semestre de 2010.

O número de inscrições é menor do que número de candidatos inscritos, porque de acordo com as regras do Sisu cada estudante pode escolher e se registrar em até duas opções de cursos e/ou instituições. Ou seja, se uma pessoa escolhe dois cursos, são registradas duas inscrições.

Desde a abertura das inscrições ao Sisu, no último domingo (16/01), estudantes têm reclamado da dificuldade em acessar o site do sistema. Na segunda-feira (17/01), alguns candidatos chegaram a relatar que digitavam os seus códigos no sistema, mas acabavam acessando dados como nota e carreira escolhida de outros candidatos, o que pode ser caracterizado como vazamento de informação.

Para tentar solucionar os problemas, na noite de segunda-feira o MEC chegou a tirar do ar, por 30 minutos, o site do Sisu. A medida não parece ter funcionado, pois, em nota, o ministério admitiu que a falha voltou a ocorrer nesta terça-feira (18/01), mas frisou que as informações eram visíveis, embora não pudessem ser manipuladas ou alteradas.

Inscrições no Sisu
Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos – um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.

– Entenda como funciona o Sisu passo a passo

O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.

O bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFAbc) foi o mais procurado pelos estudantes até o meio dia de hoje, com 13.754 inscrições para 1,5 mil vagas disponíveis. O segundo curso com maior procura é o de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), com 11.616 candidatos disputando 300 vagas.

A oferta de vagas esse ano no Sisu do primeiro semestre chegou a 83.125 distribuídas entre 83 instituições de ensino superior do Brasil. Confira a relação dos cursos mais procurados do Sisu.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s