logo-ge

UECE: 1ª fase será refeita, diz representante da Universidade

Autoridades concluíram que não houve fraude na primeira fase. Decisão dividiu alunos.

por Fábio Brandt

Candidatos aos cursos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) aguardam a definição da data em que refarão a primeira fase do vestibular 2010. A prova – aplicada em 29 de novembro – suscitou polêmica entre vestibulandos e professores por causa das questões que tinham a alternativa correta em negrito ou indicada por um ponto. Mas algumas alternativas incorretas também estavam em realce e todas as variações do caderno de questões continham falhas, comenta o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da UECE, professor José Maria de Santiago. “Concluímos que isso levaria muito mais a erros que acertos”, diz Santiago.

Divulgada em 15 de dezembro, a decisão de repetir a prova visa garantir “o princípio da igualdade entre os candidatos”, explica o presidente. A resolução partiu de uma reunião entre representantes da reitoria da UECE, da comissão do vestibular, da procuradoria jurídica da universidade, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Ceará, que estudaram o problema e concluíram a inexistência de fraude no concurso, relata Santiago.

– Veja a nota da UECE que determina a repetição da primeira fase

Muitos vestibulandos, no entanto, pensam diferente e organizaram manifestações, na primeira metade de dezembro, pedindo a anulação da prova e alegando ocorrência de fraude. Apesar disso, Santiago garante que “não foi anulado nada”. Ele admite que os estudantes vão partir do zero – as notas já obtidas não valem mais nada – mas insiste que a prova não foi anulada, porque não houve ilicitude. “Tomando por base o princípio da igualdade, os representantes concluíram que não precisava e não havia motivo de anular”, pontua o presidente.

As novas datas do vestibular da UECE – que não aproveita o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua nota – serão divulgadas até o início da próxima semana, afirma Santiago.

REPERCUSSÃO
“Na minha prova não tinha as marcações. Fiquei chateada porque vou ter que fazer tudo de novo”, lamenta Gleiciane da Silva Barbosa, de 18 anos, que presta vestibular para Geografia na UECE. Ela marcou 31 pontos de 60 na primeira fase, uma boa nota para o curso que pretende fazer. Por isso, já estava estudando para a segunda fase, que deveria ocorrer nos próximos domingo e segunda-feira, 20 e 21 de dezembro. “Agora vou ter que revisar tudo de novo”, acrescenta a estudante.

– Guia de Profissões: Geografia

Já Djalma Guedes dos Santos, também de 18 anos, comemora uma “segunda chance”. Ele conta que foi muito mal na primeira fase e que não notou as marcas, porque estava nervoso. Candidato ao curso de História, Djalma pretende se concentrar para que tudo saia bem na nova oportunidade. “Vários amigos meus não gostaram. Mas teve outros que também comemoraram. Há divisões ideológicas quanto a isso!”, brinca Djalma.

– Guia de Profissões: História

“Para os cursinhos é bom financeiramente, pelo fato de que vai ter aula em janeiro. Mas, psicologicamente para os alunos é ruim”, avalia Zeca Fonseca, coordenador do cursinho Efivest Pré-Vestibular, sediado em Fortaleza. Para ele, o vestibular da Estadual do Ceará poderia “ter sido organizado melhor”.

– Acesse o Manual do Candidato 2010 da UECE

– Leia mais notícias sobre vestibular

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s