logo-ge

UFSCar: disciplinas que valem menos podem fazer a diferença

Enem corresponde a 50% da nota do vestibular, que tem um dia a menos em 2009

O vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está diferente. “Nos outros anos eram três dias, agora são dois”, indica Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo Vestibulares. A mudança se deve à adesão da UFSCar ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substitui a primeira fase do concurso e vale 50% da nota final dos candidatos.

Nos próximos 13 e 14 de dezembro, concorrentes às 2.577 vagas oferecidas pela UFSCar em diversos cursos farão as mesmas provas: português, inglês, matemática e redação – no domingo – e química, física, história, biologia e geografia – na segunda-feira. Cada disciplina tem um peso diferente para cada carreira, mas nem por isso os estudantes devem dedicar menos atenção a uma delas, alerta o coordenador do Anglo. “Devem estudar mais aquelas que têm peso maior, claro. Mas não devem esquecer as outras, que podem fazer falta no final”, diz.

Às vésperas dos exames, Nascimento aconselha os vestibulandos a não tentar aprender temas não aprendidos durante o ano e a manter o ritmo de estudos a que estão habituados. “Tem que acreditar na própria capacidade”, incentiva.

Apesar das mudanças, as provas da UFSCar devem conservar o estilo dos anos anteriores, avalia Nascimento. “Não cobra atualidades. São questões mais específicas de conteúdo e não são questões muito pesadas, são relativamente simples”, descreve. Apenas a redação do exame costuma propor temas atuais, ressalta o coordenador. Os aprovados em primeira chamada na Federal de São Carlos serão conhecidos em 18 de fevereiro de 2010 e deverão se matricular em 22 de fevereiro.

– Veja onde você fará as provas da UFSCar

– Saiba como diferentes vestibulares aproveitarão o Enem

– Leia mais notícias sobre vestibular

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s