logo-ge

Universidades mineiras desmentem que não usarão notas do Enem no meio do ano

?Em momento algum foi dito que as universidades não vão participar do SiSU?, afirmou assessoria da UFMG

da redação

Informações divulgadas na manhã de hoje (18/03) pela imprensa são inverídicas, afirmam o MEC e universidades do estado de Minas Gerais por meio de suas assessorias de imprensa – contatadas pelo GUIA por telefone. Foi noticiado que as comissões de vestibular de 15 instituições mineiras haviam comunicado ao ministério da educação, por escrito, que não usariam a nota do Enem em seus vestibulares de meio do ano e fariam processos seletivos próprios.

“Quem decide sobre o tema são as reitorias e conselhos universitários, não as comissões de vestibular”, alegou a assessoria de imprensa do UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para desmentir a informação. “Em momento algum a gente fala que as universidades não vão participar do SiSU. A gente não pode fazer isso, até porque é o reitor e o conselho universitário que vão decidir”, completou a assessoria.

“O que fizemos foi um documento de avaliação do SiSU. Não teve nenhuma discussão sobre se as universidades iriam participar ou não [do SiSU]”, esclareceu o coordenador da comissão de processos seletivos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), José Margarida da Silva, que também coordena o Fórum das Comissões de Processos Seletivos das instituições mineiras.

“Tanto que o documento não aponta quais instituições vão utilizar ou não a nota do Enem no meio do ano”, concluiu o professor José Margarida. “As universidades federais em questão participaram do SiSU e todas manifestaram intenção de continuar usando a nota do Enem em seus próximos processos seletivos”, ressaltou a assessoria de imprensa do MEC.

CONTEÚDO DO DOCUMENTO
O GUIA teve acesso à carta enviada pelas comissões de vestibular das 15 instituições mineiras participantes do SiSU à Secretaria de Educação Superior do MEC. No documento são apontados 11 pontos de crítica ao SiSU e quatro recomendações para o aperfeiçoamento do sistema.

– Acesse a íntegra do documento escrito pelas comissões de vestibular das universidades mineiras

Entre as críticas, está o descompasso entre o número de questões do Enem e o tempo para realização da prova. Outra crítica ressalta que “candidatos à certificação de Ensino Médio via resultado do ENEM não conseguiram se matricular, após serem aprovados em vestibulares de grande concorrência, frustrando a si e a sua família”.

Entre as recomendações está a criação de um grupo de trabalho envolvendo o MEC e as comissões de processos seletivos para encontrar “um padrão comum e mínimo a ser utilizado pelos vários vestibulares, sempre respeitando a autonomia universitária e a opinião da sociedade brasileira que legitima nosso processo de seleção”.

FÓRUM

– Escreva o que você pensa sobre o SiSU na Comunidade do GUIA

LEIA MAIS

– Notícias sobre vestibular

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s