logo-ge

ProUni já contabiliza mais de 310 mil inscritos

Estudantes podem se registrar no programa de bolsas de estudos do governo federal até a próxima terça-feira (25/01)

Atualizada em 21 de janeiro, às 19h

Foram abertas na manhã de hoje as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2011, uma iniciativa do governo federal que facilita o acesso de alunos carentes ao ensino superior fornecendo bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares. As inscrições são feitas apenas pelo site do ProUni.

– Veja passo a passo como funciona o ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde de hoje que mais de 310 mil candidatos já se inscreveram no programa, totalizando quase de 880 mil inscrições. Isso, porque ao entrar no site do ProUni o estudante pode se inscrever em até três opções de cursos e instituições. Os candidatos têm até a próxima terça-feira (25/01) para se cadastrarem no programa.

Neste primeiro semestre, o ProUni oferecerá 123.170 bolsas – 80.520 integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade – em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o país. Podem se inscrever no programa os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingiram, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, matemática e redação).

Além de ter feito o Enem 2010, e alcançado a pontuação necessária, o candidato também precisa atender a um dos pré-requisitos abaixo:

– ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;

– ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;

– ser portador de deficiência física;

– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

As bolsas integrais são destinadas para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A parcial é para candidatos com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

O benefício do programa vale para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo a bolsa o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

VEJA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s