logo-ge

A ascensão profissional de um gestor de Recursos Humanos é limitada?

Orientador profissional esclarece

A área de recursos humanos é a responsável pela administração e o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Ela determina atividades como seleção de novos empregados para vagas em aberto,acompanhamento funcional (promovendo avaliações de desempenho, indicando pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados).

Organiza também ações educacionais corporativas para a melhoria da força de trabalho, apoia colaboradores em eventuais dificuldades em sua vida extra-organizacional. Administra a carteira de benefícios (plano de saúde, auxílio doença, auxílio alimentação).

Ela também é responsável para construção e administração do plano de cargos e salários, bem como se ocupa do controle da folha de pagamento, entre outras atividades.

Cada empresa organiza o setor de recursos humanos de forma a atender suas necessidades. Profissionais como administradores, psicólogos, assistentes sociais, de relações públicas e pedagogos são os mais frequentemente encontrados conduzindo as ações deste setor. Outros profissionais também podem ocupar funções nesta área como engenheiros e advogados.

Observa-se, portanto, que o tecnólogo em gestão de recurso humanos encontra um mercado disputado por outros profissionais. Sua formação direcionada a esta área pode ser um diferencial positivo; ao mesmo tempo, permite menor trânsito entre áreas diferentes, restringindo seu campo de atuação.

A progressão na carreira depende de fatores como a política de gestão da empresa, qualificações posteriores à graduação (pós-graduação, cursos específicos, experiência profissional). Procure mais informações junto à Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Leia mais:
– Recursos Humanos e Terapia Ocupacional combinam?
– Que curso devo fazer para trabalhar com Recursos Humanos?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s