logo-ge

Biologia é uma boa escolha?

Orientador profissional esclarece

A área de pesquisa e tecnologia em genética recebe a contribuição de vários profissionais: biólogos, biomédicos, biotecnólogos, médicos, médicos veterinários, zootécnicos, nanotecnólogos. As oportunidades de envolvimento mais direto com o tema surgem ao longo do curso de graduação, por meio de estágios, disciplinas optativas escolhidas, envolvimento em projetos de iniciação científica na Universidade, além de existirem cursos de pós-graduação dirigidos a quem tem interesse pela área. Diferentes graduações permitem contribuições a partir de focos diversos.

O geneticista é o profissional que se envolve com a pesquisa e manipulação genética. Pode direcionar seus trabalhos ao aconselhamento genético (identificando tendências genéticas presentes em pais que desejam ter filhos), pesquisar doenças genéticas e colaborar no desenvolvimento de novos medicamentos, ocupar-se do desenvolvimento de alimentos de origem vegetal geneticamente modificados, ao aperfeiçoamento de raças animais. Em determinado grau, o biólogo pode se envolver com todas essas atividades.

Não fica claro em sua pergunta qual o indicador em que se baseia para “saber se Biologia compensa”: remuneração? Níveis de aprofundamento e domínio do tema? Perspectivas de mercado? Para atuar na área as graduações principais são Medicina (com duração de 6 anos) e Biologia (ou Ciências Biológicas, com duração média de 4 anos). A intervenção clínica só é permitida ao médico, mas ambos podem atuar no campo da pesquisa. Biotecnologia e biomedicina são também importantes formações que propiciam o ingresso nesta área (pesquise também estas profissões na seção “profissões e universidades” deste site).

A remuneração varia em função do setor em que desenvolve suas atividades, como clínicas particulares, laboratórios clínicos, empresas agropecuárias, institutos públicos da área da saúde ou agropecuária, indústrias farmacêuticas, centros universitários de pesquisa. Segundo pesquisa realizada em 2010 pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo (SERT) o salário médio do médico geneticista em São Paulo girava em torno do R$ 23.000,00. A pesquisa só identificou o salário dos profissionais registrados como “genetecistas”; muitos outros – inclusive biólogos – trabalham em diferentes níveis e com responsabilidades menores, recebendo assim remuneração menor.

Por outro lado o site http://www.salariometro.sp.gov.br da mesma Secretaria (que apresenta dados oficias do Ministério do Trabalho e Emprego) informa que não houve contratações nos últimos 6 meses no Brasil em cargos com essa denominação (o que indica que a quase totalidade de médicos dessa especialidade trabalha em seus consultórios como autônomos).

Pesquise e procure visitar centros de pesquisa genética e conversar com profissionais da área para maiores esclarecimentos, inclusive sobre as competências específicas de biólogos nestes centros.

Quanto à qualidade dos cursos de graduação em ciências biológicas, consulte a classificação realizada pelo Guia do estudante, bem como pesquise as avaliações das faculdades de seu interesse junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do governo federal ligado ao Ministério da Educação responsável pela avaliação institucional e pelo
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Um indicador importante é a quantidade de disciplinas optativas e programas de iniciação científica durante a graduação (o que pode ser pesquisado junto às grades curriculares das faculdades de seu interesse) de forma a contemplar áreas de investigação tais como a genética.

Leia mais:
– TESTE: Ciências Biológicas é o curso para você?
– Concluí o curso de Ciências Biológicas. O que faço agora?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s