logo-ge

Como é a rotina de um engenheiro naval?

Orientador profissional esclarece

Este profissional projeta, acompanha o desenvolvimento e a manutenção dos variados tipos de embarcações e demais instalações tecnológicas envolvidas na exploração dos recursos de rios e oceanos, como plataformas e portos.

A maior parte de seu trabalho é desenvolvida em escritórios, apoiado em sistemas informatizados, mas pode também se envolver diretamente na supervisão das atividades em estaleiros e portos.

Como qualquer engenharia, o curso exige sólidos conhecimentos em modelos matemáticos e física, além de computação. Interesse por desenvolvimento de novas tecnologias e dos assuntos ligados a navegação podem também contribuir para o sucesso profissional.

A Petrobrás representa um comprador de peso, obviamente de petroleiros, mas há muitas outras empresas inclusive do exterior que demandam embarcações brasileiras. O Brasil é quinto maior produtor mundial de embarcações, porém ainda muito distante de países como Coréia, China e Japão que concentram mais de 70% da produção mundial. Sua posição tende a se fortalecer nos próximos anos.

Fatores como a necessidade de melhoria dos portos atuais e construção de outros novos para atender ao aumento do fluxo de exportação / importação, bem como a possível construção de inúmeras plataformas em função da exploração do petróleo da camada pré-sal indicam perspectivas de ampliação de mercado para o engenheiro naval.

Observe que, segundo o Guia do Estudante, há apenas três cursos de graduação nesta engenharia, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. Considere a necessidade de mudança de cidade caso não resida em uma destas.

Leia mais:
– Teste: Será que Engenharia Naval é uma boa opção?
– Quais são as possibilidades de emprego para Engenharia Naval?

– Saiba tudo sobre as carreiras na área de Engenharia

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s