logo-ge

Engenharia de Petróleo é uma profissão perigosa?

Orientador profissional esclarece

O contato com situações que possam envolver risco pessoal (como por exemplo visitas a plataformas marítimas ou trânsito em linhas operacionais de empresas petroquímicas) é apenas parte de atividades deste profissional. Como ele não desenvolve atividades operacionais e como seu ambiente central de trabalho é o escritório, este risco é praticamente insignificante. De toda forma, o controle de procedimentos de segurança em instalações como estas é rigorosíssimo.

Quanto à questão de mercado, é necessário cautela. Com o anúncio da descoberta de jazidas na camada pré-sal, houve um aumento de oferta de vagas pelas universidades e um grande aumento de procura pela carreira. No entanto o desdobramento da exploração ainda não se consolidou. Há indefinições inclusive sobre o modelo a ser adotado: se de exploração estatal direta, o que indicaria a realização de concursos públicos para provimento de vagas, ou de parcerias / abertura para a exploração da iniciativa privada. Neste caso, se houver permissão para exploração por parte de empresas internacionais, funcionários mais qualificados e para cargos de maior responsabilidade poderão vir do exterior.

De toda forma, investimentos altíssimos precisarão ser realizados inclusive em infraestrutura e instalações industriais para que o país dê conta do transporte, manejo e distribuição da produção. Se isto ocorrer, as perspectivas são boas. Observe, no entanto, que já há um número considerável de profissionais se formando atualmente em função das expectativas geradas, o que aponta para incertezas sobre a absorção de todos, principalmente daqui a alguns anos.

Leia mais:
– Saiba tudo sobre o curso de Engenharia de Petróleo
– TESTE: Será que Engenharia de Petróleo é o curso ideal para você?
– Qual a diferença entre Engenharia Química e Engenharia de Petróleo?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s