logo-ge

Gosto de Química e Geografia. Qual profissão seguir?

Orientador profissional esclarece

A coincidência entre os interesses e as possibilidades que a profissão oferece é um importante fator para a escolha. Muitas pessoas escolhem suas profissões embasadas na predileção de disciplinas cursadas ao longo do ensino básico.

Contudo, este deve ser apenas um ponto de partida. O estudo das mesmas disciplinas no nível superior ocorre de forma muito mais complexa e introduzem conteúdos específicos que são desconhecidos por quem escolhe. Por isso é fundamental que também se observe a estrutura curricular do curso pretendido.

Por outro lado diferentes formações relacionadas às disciplinas indicadas em sua pergunta apresentam composições diversas, incluindo outros conhecimentos que podem ser mais ou menos atrativos. Considere também que para que sua escolha seja sólida e consciente é necessário levar em conta outros fatores como recursos disponíveis (financeiros para o custeio dos estudos, boas faculdades em sua região, mercado regional para a realização de bons estágios e exercício profissional), expectativas quanto a remuneração, análise da origem dos interesses (se são uma continuidade de sua história ou se devem eventualmente a certos fatos que apenas neste momento podem estar mobilizando-os), formas de vínculo de trabalho (emprego privado ou público, trabalho como autônomo), ambiente de trabalho, formas de relacionamento com outras pessoas, setores e objetivos de atuação.

Faça uma varredura inicial de todas as profissões existentes e procure entender e se posicionar quanto ao objeto de trabalho que ele se debruça, isto é, sobre o que atua e como desenvolve suas atividades, Isto, certamente, vai ampliar suas possibilidades de escolha, superiores a indicadores menos precisos como o gosto e desempenho nas matérias do ensino médio.

Tendo essas variáveis em mente dedique atenção na pesquisa de profissões como Geologia, Agronomia, Engenharia de Petróleo e Gás, Oceanografia, Engenharia Ambiental e, claro, Geografia e Química.

Leia mais:
– Teste: Engenharia é a melhor opção para mim?
– Vídeo: O dia a dia de um Engenheiro Ambiental

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s