logo-ge

Investir em um curso superior voltado para área dos Biocombustíveis, vale a pena?

Orientador profissional esclarece

A área de biocombustíveis – produção de etanol, biodiesel, biogás e biomassa – tende a crescer cada vez mais em função da necessidade por energia limpa (ecológicos) e pela queda prevista da produção de petróleo no mundo.

Esta nova área tem potencial para criar funções nas três áreas da economia: no setor primário solicitando um profissional capaz de produzir a matéria prima necessária (soja, cana, mamona e outros produtos), tais como engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas; no setor secundário – nas industrias que transformarão a matéria prima em combustíveis (químicos e engenheiros de várias especialidades) e no setor terciário que cuidaria da comercialização do combustível e administração das empresas).

Na área da produção de energia limpa há também a bioenergia que busca eletricidade a partir da força dos ventos (energia eólica), solar, hidraulica, geotérmica entre outras possibilidades.

Já existem várias instituições de ensino superior que oferecem cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) na área. Não existe, no Brasil, uma avaliação que aponte os melhores cursos de pós-graduação. Você deve se pautar, para escolher a instituição, na tradição da faculdade na área, na qualidade dos professores (se tem títulos acadêmicos, por exemplo) e na opinião de pessoas que já trabalham na área. Ao fazer um curso de graduação você pode conversar com os professores que terão condições de indicar os bons cursos de especialização na área que pretende.

Por fim é necessário fazer um alerta.A área de biocombustíveis está sendo questionada por organismo específico da ONU, que aponta o risco da diminuição de produção de alimentos pelo mundo em prol da produção de energia. Isto traria um grande risco de aumento da fome no planeta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s