logo-ge

Meu estilo pode atrapalhar na área de Psicologia?

Orientador profissional esclarece

Com raríssimas exceções, não há características pessoais que de fato impeçam o ingresso em uma profissão. Ao contrário do que geralmente se acredita, não existe um “casamento ideal” entre uma profissão e características pessoais.

As profissões permitem exercícios muito variados e mudam ao longo do tempo. No caso da psicologia, o profissional pode atuar em áreas muito diferentes como psicologia escolar e educacional, do esporte, social, jurídica, neuropsicologia, psicologia do trabalho e organizacional, clínica, psicopedagogia, entre outras. E em cada uma delas há diferentes “fazeres” que mobilizam esta ou aquela característica. Há ainda uma diversidade de técnicas de intervenção, algumas mais expressivas, outras mais contidas. Você até pode ser professora – de psicologia – ou se envolver com pesquisas na área (se fizer pós-graduação).

Você não esclareceu o que seria um jeito “moderno”. Todavia, não parece ser algo que a impeça de realizar sua opção. Como em qualquer profissão, a única exigência quanto ao comportamento pessoal é a postura ética: o respeito a quem se presta serviço, com a garantia da realização de intervenções baseadas no conhecimento acumulado e em técnicas fundamentadas.

Considere que também as pessoas se modificam ao longo do tempo: “constroem-se” nas relações com as outras pessoas, com os ambientes e com as rotinas com as quais lidam. Inevitavelmente, o profissional recém-graduado é “diferente” daquele aluno que um dia iniciou a formação.

Considere estas reflexões e avance em sua pesquisa sobre a profissão. Consulte a seção Profissões e Universidades deste site, a grade curricular do curso (como sugestão, veja este site, em que é possível acessar o conteúdo de cada disciplina) e os sites do Conselho Federal e Regionais de Psicologia.

Leia mais:
– 11 carreiras que você pode seguir se fizer Psicologia
– TESTE: Será que Psicologia é a profissão certa?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s