logo-ge

Posso me formar em Relações Internacionais e trabalhar com Comunicação?

Orientador profissional esclarece

Comunicação social engloba Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Audiovisual (Rádio e TV, Cinema e Multimídia). Já o curso de Relações Internacionais forma um profissional para atuar em relações políticas, comerciais, militares, culturais, econômicas e jurídicas entre nações, povos e empresas.

Os objetivos das formações são diferentes. Mas a ampla visão que o curso de RI promove pode ser útil no trabalho de um profissional da comunicação. Seria interessante você consultar as grades curriculares dos cursos que lhe interessam.

Existem leis que determinam quem pode atuar como Relações Públicas, Radialista e Publicitário. Para conhecer as restrições, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego: www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamentacao.jsf.

Nada impede, porém, que uma pessoa formada em RI possa atuar como Jornalista e vice-versa. A profissão foi desregulamentada em junho de 2009 por decisão do Supremo Tribunal Federal e, por isso, qualquer pessoa pode trabalhar na área desde que apresente as habilidades necessárias. Há, no entanto, projetos no Congresso para regulamentar novamente a profissão de Jornalista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s