logo-ge

Precisa ser bom em exatas para cursar Administração?

Orientador profissional esclarece

 O antônimo de teoria é prática e não a matéria de matemática. E esta disciplina pode ser teórica ou prática. A matemática que se estuda no curso de Administração é prática, mas requer conhecimentos teóricos anteriores, tanto que algumas faculdades retomam conceitos que pressupõe necessários para o bom desenvolvimento do curso.

Quando os cursos de Administração foram introduzidos no país, a ideia era formar profissionais para trabalhar nas multinacionais que estavam se instalando por aqui e respondendo ao forte processo de industrialização que vinha ocorrendo. Os primeiro cursos remontam à década de 1960 e ninguém pensava em formar empreendedores nesta época. Ao contrário, o pequeno negócio (comércio, indústria e alguns serviços) estava sendo destruídos em função da concorrência das empresas de capital estrangeiro.

 – A vida de um estagiário em administração

 – Na Real: o dia-a-dia de um administrador

Só com a grande crise de desemprego da década de 1980/90 começou a se falar no empreendedorismo como uma das formas de combate à crise. As faculdades de Administração demoraram a incorporar a iniciativa de organização própria de empresas por parte de seus alunos. Ainda hoje esta discussão ocorre em pequena escala.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ás Pequenas e Medias Empresas), por exemplo, é uma alternativa a quem busca algo mais relacionado ao empreendedorismo, inclusive ofertando cursos na área.

– Será que Administração é a escolha certa? Faça o teste!

Pesquise a grade curricular do curso de Administração nas instituições de seu interesse para verificar tanto a incidência de disciplinas relacionadas à matemática quanto ao tempo dedicado ao estudo do empreendedorismo.

Outras orientações profissionais:

– Devo ou não cursar Administração de Empresas?

– Qual a melhor especialização para quem fez Administração?

– Administração combina com Moda?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s