logo-ge

Qual a diferença entre Cinema e Rádio e TV?

Orientador profissional esclarece

O curso de Audiovisual (ou Cinema) prepara o profissional para trabalhar com as diversas etapas envolvidas no processo de produção de uma obra cinematográfica / televisiva como edição, direção, sonorização e fotografia de filmes ficcionais, documentários ou publicitários, redação de roteiros, operação de equipamentos ligados à produção de filmes, desenvolvimento de filmes com técnicas de animação, etc. Seu foco está na produção de vídeos: como escrever roteiros, escolher o elenco e organizar o cenário. Há várias matérias relacionadas ao processo de criação artística.

Este é um curso oferecido por universidades públicas, embora muito concorrido, o que exige maior preparação para o processo de ingresso. Você também tem opção de buscar formas de custeio do curso em universidades privadas por meio de programas do governo federal como ProUni e Fies.

Rádio e TV é uma profissão da área das comunicações sociais, juntamente com Jornalismo, Relações Públicas, Produção Editorial, entre outras. O curso prepara o profissional para atuar na produção e veiculação de programas televisivos e radiofônicos. Quase tudo o que você puder imaginar como necessário para um programa ir ao ar, bem como a própria emissora de rádio ou de TV funcionarem pode ser sua atribuição.

Suas tarefas tem como foco a organização do cotidiano desses órgãos de comunicação, desde a parte de infraestrutura técnica (sonorização, iluminação, edição de programas, passando pela escolha, produção e direção de quadros ou programas.

O profissional pode definir a grade de programação,os horários, os perfis dos programas, bem como escrever os roteiros do que será veiculado. Pode também definir as vinhetas e os sons que farão a ambiência e a trilha de programas.

Leia mais:
– TESTE: Rádio e TV é uma boa escolha?
– TESTE: Será que Cinema é o curso ideal para você?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s