logo-ge

Qual a diferença entre Geologia e Engenharia Geológica?

Orientador profissional esclarece

Engenharia Geológica é outra denominação possível para o curso de Geologia. Este profissional pode se dedicar à exploração de recursos naturais como jazidas de minérios e petrolíferas, análise da estrutura do solo para a construção de túneis e barragens, identificação de áreas de risco de abalos sísmicos, recuperação de solos, exploração de lençóis freáticos, entre outras atividades.

– Saiba mais sobre o curso de Geologia na Guia de Profissões do GE

O curso tem duração de cinco anos. Para conhecer a grade curricular consulte sites de universidades que o oferecem, como o da Universidade de São Paulo (que oferece inclusive o conteúdo de cada disciplina).

Atualmente as perspectivas em geologia são positivas. O crescimento econômico que o país atravessa demanda forte investimento em construção civil (em obras cujas dimensões necessitam do acompanhamento em geoprocessamento), infraestrutura (aeroportos, estradas, instalações e redes sanitárias), demarcação de terras (em grandes loteamentos, assentamentos populacionais, áreas de preservação ambiental), instalações industriais, equipamentos públicos diversos.

A exploração do petróleo da camada pré-sal também é um indicador de aquecimento no mercado de trabalho.

O Geólogo pode trabalhar vinculado a empreiteiras, órgãos públicos (cujo ingresso ocorre por meio de concurso), como consultor autônomo em projetos específicos e como empreendedor (a partir da constituição de escritório próprio de prestação de serviços).

Áreas com menor ocupação territorial tendem a demandar mais atividades em geoprocessamento, o que tem indicado maior número de ofertas de trabalho nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– O curso de Geologia é o mais indicado para mim?


– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s