logo-ge

Qual campo tem mais oportunidades: Química ou Engenharia Ambiental?

Orientador profissional esclarece

O principal fator positivo das profissões ligadas aos processos químicos é a grande variedade de setores que necessitam da atuação desses profissionais.

O parque industrial brasileiro está bem desenvolvido e as perspectivas de ampliação em áreas diversas como a de petróleo e gás, têxtil, de desenvolvimento de materiais básicos ou de aditivos na indústria alimentícia apresentam boas perspectivas para os profissionais da área química, como o químico industrial, o bioquímico e o engenheiro químico.

A Engenharia Ambiental "surgiu" da Engenharia Química. Isso não quer dizer que ela seja apenas uma área de especialização da Engenharia Química, mas sim que, em determinado momento histórico (há cerca de 15 ou 20 anos), novas demandas sociais promoveram uma formação específica ligada ao planejamento, aproveitamento e cuidado referentes ao meio ambiente que exigiam conhecimentos próximos à Engenharia Química.

Pense e pesquise a possibilidade de complementar a sua formação em cursos de especialização ou Pós-Graduação.

Perceba, portanto, que há mais opções do que as citadas por você. Faça uma pesquisa ampliada dessas profissões; avalie que objetivos pessoais você carrega, quais as especificidades de cada profissão, ambientes de trabalho, perspectivas de carreira.

Considere que há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, como oferta de vagas nas universidades, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, entre outras.

É importante que você se informe sobre a história e a dinâmica do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias.

Mercado x campo de trabalho

Tenha clara a diferença entre mercado e campo de trabalho. A variação do volume de ofertas de vagas e a dinâmica da remuneração dos postos de trabalho dizem respeito ao mercado.

Já campo de trabalho é um conceito que se refere às diferentes ocupações que uma profissão oferece, bem como a necessidades sociais a que elas correspondem. Nesse ponto, esses conceitos se relacionam, mas nem sempre apontam no mesmo sentido; é possível que uma profissão tenha em determinado momento e região um bom campo, mas um mercado restrito, bem como outras combinações.

O mundo não é estático, é dinâmico – assim como as pessoas também são. A realidade se transforma ao longo da história, novos conhecimento são desenvolvidos, outros superados, as economias nacionais passam por momento de crescimento e de retração, e as profissões acompanham essas transformações.

Não é possível ter total certeza sobre o que ocorrerá daqui a cinco ou dez anos. Informações e reflexões qualificadas quanto ao apontado acima podem diminuir os riscos, inerentes a qualquer processo de escolha.

Testes:

– Engenharia Química é a melhor escolha?
– Engenharia Ambiental é a escolha certa para você?

 

Leia mais:
– Conheça os 35 cursos de Engenharia que existem

– Vídeo: veja como é a vida de um engenheiro químico


– Conheça as 22 carreiras de Meio Ambiente e Ciências Agrárias

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s