logo-ge

Qual graduação me levará à Neurociência?

Orientador profissional esclarece

Não seria erro "optar pelo lado químico". Mas talvez você tenha uma visão um pouco equivocada sobre a Neurociência. Que relação você encontrou com a Matemática para fazer a observação de seu ódio a ela?

O estudo do funcionamento do sistema nervoso central e dos temas da Neurociência – em especial as capacidades de aprendizagem, a organização de informações, a memória, a manutenção e alteração de comportamentos e o controle e manifestação das emoções – pode ocorrer por diversos caminhos: desde sua estrutura básica (o cérebro e suas funções), a partir da Medicina (em especial a Neurologia e a Psiquiatria), passando pelo funcionamento e/ou disfunções eletrobioquímicas do cérebro, recuperação de funções perdidas por traumas físicos ou ocasionados por doenças, identificação de regiões no córtex cerebral responsáveis por determinadas funções (como a fala, a memória, a discriminação de informações etc), a relação entre os estímulos ambientais e o desenvolvimento da inteligência, o papel das emoções nas relações humanas. Enfim, há um enorme conjunto de temas a serem pesquisados e possíveis aplicações para tal conhecimento.

Além de Farmácia, Bioquímica e Psicologia, a Medicina também pode representar seu ingresso neste importante e difícil campo do saber. Escolha este primeiro passo, o curso de graduação, identificando a forma pela qual você pretende abordar o tema. Ao mesmo tempo, procure analisar a estrutura curricular dos cursos de especialização e/ou mestrado em Neurociências, o que pode lhe ajudar na tarefa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s