logo-ge

Que curso devo fazer para trabalhar na área de Segurança Pública?

Orientador profissional esclarece

Sua escolha depende do grau de definição quanto à carreira em segurança pública. A formação em ciências jurídicas é generalista, ou seja, o bacharel em Direito pode ingressar via concurso na carreira de delegado e assim iniciar seu caminho em segurança pública; mas pode também prestar o exame da ordem dos advogados e, se aprovado, advogar em qualquer área como direito tributário, de família, civil, criminal etc.

A graduação em Segurança Pública capacita diretamente o profissional em questões relacionadas às demandas cotidianas policiais e militares, complementada por formação humanística. O curso tem duração de 3 a 4 anos. Depois de formado o profissional pode ingressar por meio de concurso público em órgãos ligados à área, ou seja, secretarias de segurança e de justiça, corpo de bombeiros, defesa civil e polícias militar e civil. Pode também ingressar nas forças armadas, em que o bacharelado em Segurança Pública pode significar o ingresso na carreira de oficial.

Outras graduações também têm lugar na área, como Ciências Sociais. Informe-se nos órgãos públicos de seu interesse como são estruturadas as carreiras internas; isso o auxiliará a escolher a graduação inicial. Considere também que ao invés de buscar uma segunda graduação você poderá realizar especializações e mestrados profissionais ou stricto senso que complementem a graduação inicial. Uma pesquisa em sites de busca podem ilustrar estas possibilidades.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) oferece cursos de capacitação em Segurança Pública por meio de ensino a distância (EAD) para policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, policiais federais e rodoviários.

VEJA TAMBÉM

– Teste: Direito é o melhor curso para mim?

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s