logo-ge

Quero fazer Engenharia, mas não quero ficar trancado em um escritório.

Orientador profissional esclarece

De forma geral, o engenheiro é o profissional formado para a solução de problemas práticos por meio do manejo aprofundado de tecnologias baseadas em modelos matemáticos.

Dentre as engenharias, a de produção é a que mais se aproxima da formação administrativa. Tal característica o coloca no ambiente próximo ao da imagem construída por você. Isso não significa que seu cotidiano não seja "dinâmico"; seu trabalho é atravessado de situações que envolvem soluções estratégicas de problemas que envolvem diversos elementos.

Este profissional é formado para operar o controle global do processo produtivo incluindo-se questões administrativas como logística, fluxo do tempo de trabalho, organização da linha de produção, análises de produtividade e desempenho.

O engenheiro de produção pode gerenciar processos de estocagem de materiais, considerar determinações econômicas e jurídicas envolvidas nos processos tecnológicos, indicar maquinários que possam melhorar o desempenho da empresa, administrar o trabalho dos funcionários, avaliar a relação custo/benefício diante de novos projetos, sem perder a possibilidade de enxergar a qualidade do produto.

As várias outras engenharias (mais de trinta) podem levar a carreiras gerenciais também; porém, promovem conhecimentos tecnológicos mais específicos de acordo com a habilitação (mecânica, agronômica, elétrica, civil, mecatrônica, química, etc). Pesquise sobre cada uma para identificar possíveis ambientes em que podem se realizar (que vão desde o campo até plataformas marítimas, passando por canteiros de obras) e os tipos de problemas que podem solucionar.

Pesquise também outras carreiras apresentadas na classificação "ciências exatas e informática (clique aqui para ver)" e "meio ambiente e ciências agrárias (clique aqui para ver)" (como geologia e geofísica). Elas também se apoiam em modelos matemáticos e físicos.​

Leia mais:
– Saiba tudo sobre as engenharias
– Teste: Qual engenharia combina com você?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s