logo-ge

Quero trabalhar com eventos. Devo cursar Marketing ou Publicidade?

Orientador profissional esclarece

Organizar eventos envolve várias habilidades: ser capaz de planejar, criar certos cenários, entrar em contato com fornecedores de serviços, respeitar protocolos, considerar a natureza do evento (científico, cultural, de entretenimento, etc), administrar várias contingências (custos gerais, hospedagens, buffet, contratação de serviços terceirizados, etc).

Não há um curso específicos de bacharelado nesta área. Administração, Turismo, Relações Públicas, Comunicação Social, até mesmo Jornalismo, entre outras formações, podem habilitar o profissional para tal empreitada. Entreviste pessoas que atuam nesta área – pesquise na internet, procure por empresas especializadas em produções de eventos – e investigue que conhecimentos e habilidades são mais valorizadas.

Não há impedimentos para que profissionais de publicidade ou marketing atuem na área, apesar de não terem a organização e a condução de eventos como foco. É importante, no entanto que você reconheça a especificidade de tais formações para compreender de que forma cada um poderia contribuir nesta área.

O curso de Publicidade (ou Propaganda, Comunicação Social com ênfase em Publicidade, de acordo com a denominação que recebe de acordo com a faculdade que o oferece, entre outras) dirige-se ao estudo e ao desenvolvimento de estratégias de comunicação com clientes com consumidores em potencial de produtos e ideias, por meio de recursos visuais, de textos convincentes, apoiadas em recursos artísticos que possam impactar as pessoas quanto ao objeto que se pretende seja aceito. O objetivo central do publicitário é convencer o público alvo da qualidade de uma ideia ou um produto. Estratégias de marketing e elementos ligados à criação de obras escritas e audiovisuais compõem a grade curricular. Com relação a um determinado evento, este profissional pode elaborar a forma de divulgação e as estratégias de divulgação do produto ou da ideia a que o evento se refere.

A área de Marketing opera mais no âmbito dos negócios envolvidos na conquista do mercado consumidor, incluindo a análise do perfil do público alvo, por meio de pesquisas de mercado e de elaboração de estratégias de divulgação do produto. Novamente, este profissional pode colaborar no dimensionamento do evento, na avaliação do impacto que ele pode produzir, mas não se envolve diretamente na condução do mesmo.

Procure pesquisar a profissão de Relações Públicas. Este profissional é o responsável direto pelo contato tanto com o público interno (funcionários) quanto externo de empresas, instituições governamentais ou não, de forma a promover uma boa imagem delas, por meio de estratégias eficientes de comunicação, de transmissão dos valores destas organizações, de promoção de eventos, do atendimento às demandas dos clientes. Organizar eventos e prestar assessoria de impressa são, portanto, atribuições deste profissional.

Existem cursos de graduação tecnológica nesta área. Saiba mais deste curso pesquisando no site do GUIA.

Leia mais:
– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?
– Marketing é a carreira certa para você?
– Você tem certeza de que quer fazer Publicidade?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s