logo-ge

Saúde Coletiva é uma graduação criada recentemente. Devo cursá-la?

Orientador profissional esclarece

O curso de Saúde Coletiva, também chamado de Gestão em Saúde, é realmente novo. Ele prepara profissionais que podem ser comparados a um administrador especializado em saúde pública. O campo de trabalho principal são programas governamentais. Mas o campo de trabalho também abrange empresas de seguro saúde.

Existem apenas 9 cursos no Brasil e cada um tem sua especificidade. Sugerimos que você entre nos sites das instituições que oferecem o curso para conhecer seus objetivos e grade curricular.

Para o professor aposentado do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, José Maria Pacheco de Souza, há necessidade de a USP criar uma graduação em Saúde Pública. Confira o que ele escreveu no site da faculdade:

"O Brasil tem mais de 5.000 municípios. Cada município tem um serviço, um sistema, uma secretaria ou pelo menos, um diretor de saúde. Possivelmente esse diretor de saúde ou é médico, ou dentista, ou não é nada, apenas alguém indicado ou não pelo prefeito. É alguém que conhece ou não saúde pública. De início, podemos pensar que poderiam ser aproveitados, na pior das hipóteses, um formado para cada município; será alguém que possa ser ou secretário da saúde do município ou vá trabalhar como funcionário burocrático da saúde, mas conhecendo saúde pública. Assim, mercado, ou emprego, ou demanda, tem."

– Guia de Profissões: Saúde Coletiva

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s