logo-ge

Será que sou boa o suficiente para cursar Medicina?

Orientador profissional esclarece

Não há um “curso ideal” para cada pessoa. Toda escolha envolve algum grau de risco, que pode e deve ser diminuído pela análise consciente do maior número de variáveis nele envolvido. Além disso, as pessoas mudam ao longo do tempo, inclusive pelas escolhas que realizaram e ambientes, rotinas, contatos com outras pessoas derivados dessas escolhas.

– Saiba mais sobre o curso de Medicina na Guia de Profissões do GE

Algum grau de ansiedade, muitas vezes percebida como insegurança, é importante no momento da escolha, pois ele indica motivação e a como o sujeito está valorizando o momento. Para que esta ansiedade não a prejudique é importante que você busque esclarecer os conceitos com que trabalha. Por exemplo: o que é “ser boa suficiente” para você? É ter desprendimento e personalidade altruísta, ou seja, voltada para o bem-estar dos outros mesmo que tenha que abrir mão de seu conforto? É ser capaz de se dedicar profundamente aos estudos e/ou ao trabalho? É ser uma grande especialista, com vasto conhecimento acumulado?

Considere que qualquer que seja o critério, os elementos apontados podem ser desenvolvidos durante a graduação e pela vida toda. Por outro lado, como saber o que é “suficiente” antes de experimentar realmente as exigências? Talvez não há como saber. Somente um “ato de coragem” permitirá a você responder e a enfrentar os desafios.

Leia mais:
– Medicina é mesmo a minha opção?
– Medicina foi a escolha certa para mim?

– Gosto de matérias de biológicas. Que curso devo fazer?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s