logo-ge

Sou negra e tenho medo de sofrer preconceito como secretária. O que devo fazer?

Orientador profissional esclarece

As desigualdades sociais e o preconceito afetam todas as esferas das relações humanas, inclusive a do trabalho. Infelizmente, apesar de muitos progressos conquistados pela luta contra tais problemas sociais, ainda não vivemos em uma sociedade justa.

Segundo dados oficiais, mulheres estão mais sujeitas ao desemprego que homens, além de serem mais mal remuneradas que eles quando exercem a mesma função. Quando comparamos a população negra (incluindo-se negros e pardos) com a população branca, o mesmo fato ocorre.

Veja pesquisas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre negrosmulheres negras

No processo de escolha profissional é muito importante que você busque compreender os elementos que compõem a dinâmica e os cenários do mundo do trabalho. O fato de ainda termos que avançar na superação da discriminação e das desigualdades sociais deve ser considerado. Porém, isso não impede que você conquiste seus objetivos, por meio da construção de estratégias individuais e coletivas para combater e superar tais dificuldades. Lutar contra o preconceito mais que uma opção, deve ser uma obrigação de todos, independente da raça.

Leia mais:
-Kit anti-homofobia poderá incluir combate a outros tipos de preconceito

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s