logo-ge

Vale a pena fazer o curso de Gestão da Informação?

Orientador profissional esclarece

O gerenciamento de informações é elemento fundamental e estratégico para o desenvolvimento adequado e para o aumento da produtividade em praticamente todas as atividades humanas. Informação e conhecimento estão ligados a poder na sociedade: tanto no sentido de poder realizar, de potencialização das ações humanas como no sentido mais político do termo, ou seja, naquele que indica quem decide e as consequências que estas decisões geram. Portanto tanto aspectos técnicos como clareza e linguagem adequadas, infraestrutura informatizada, análise de meios de transmissão, como análises sociológicas e políticas fazem parte desse campo de atuação.

– Saiba mais sobre o curso de Gestão da Informação na Guia de Profissões do GE

O curso tem duração média de quatro anos e alia conhecimentos de áreas como filosofia, teoria do conhecimento, competência linguística (língua portuguesa e outras), administração e informática.

Este bacharelado é relativamente novo. Nesse sentido os profissionais ainda estão construindo seu campo específico de atuação. O campo de trabalho é amplo, como possíveis inserções junto a órgãos públicos, empresas privadas, ONG’s e em consultoria; porém o mercado de trabalho é pouco definido, já que outros profissionais também se ocupam das atividades a que ele se destina. Nesse sentido, não há dados consistentes sobre remuneração média na área.

Consulte a sessão profissões e Universidades deste site, bem como grades curriculares de universidades que oferecem o curso. Faça também uma pesquisa da expressão “sociologia da informação” em sites de procura para uma análise mais contextualizada do tema. É possível que outras profissões também passem a ser objeto de interesse de sua parte.

Leia mais:
– Devo fazer Gestão da Informação ou Ciência da Computação?

– Você aproveita corretamente as aulas? Confira aqui


– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s